Vacina contra a dengue

Anvisa aprovou no início desse mês (2/3), por meio da Resolução RE 661/23, o registro de uma nova vacina quadrivalente atenuada para a prevenção da dengue, a vacina Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda., composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo assim uma ampla proteção contra a dengue.

O produto está destinado à população pediátrica acima de quatro anos, adolescentes e adultos até 60 anos de idade, disponível por via subcutânea em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Os estudos clínicos demonstraram eficácia de 80,2% contra os quatro sorotipos da enfermidade, em um período de 30 dias a 12 meses após a administração da segunda dose. Antes do Brasil, a vacina já havia sido licenciada na União Europeia.
Com relação à segurança, por ser vacina atenuada, é contraindicada para imunodepimidos, gestantes e mulheres durante o período de amamentação.
Com a aprovação da Anvisa, a próxima etapa envolve a avaliação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão do governo responsável por determinar qual preço será cobrado por cada dose. Essa etapa costuma demorar cerca de três meses para ser concluída.

Para ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), a Qdenga precisará obter análise favorável na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, a Conitec.

A vacina representa de fato uma nova fase no combate à dengue, mas o controle da doença, continuará a depender de uma série de estratégias combinadas em saúde pública, principalmente o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti

Fontes: Ministério da Saúde, gov.br, ANVISA, BBC Brasil

#dengue
#imunização
#vacina
#anvisa
#ministriodasaude
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *