Por que conhecer o mosquito transmissor da dengue?

É essencial conhecer o Aedes aegypti, mosquito transmissor não só da dengue, mas de várias arboviroses, que são doenças transmitidas por artrópodes: são elas dengue, febre de chikungunya e doença aguda pelo vírus zika. Sendo que o Aedes aegypti também pode se tornar um transmissor da Febre Amarela, no seu ciclo urbano.

O mosquito se caracteriza pelo tamanho pequeno, ter a cor marrom médio e por ter uma nítida faixa curva branca de cada lado do corpo. Nas patas, apresenta listras brancas. A observação destas características a olho nu é bastante difícil.
O Aedes Aegypti vive de 35 a 45 dias, alimenta-se, reproduz-se e põe ovos durante o dia. As fêmeas do mosquito picam as pessoas, pois precisam de sangue para amadurecerem os ovos. É nesse momento que pode ocorrer a transmissão das doenças, pois as fêmeas podem estar infectadas pelos vírus.

A fêmea deposita até 100 ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água parada, onde podem durar até um ano e meio. Em contato com a água, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas. Delas, surge o adulto num ciclo de, aproximadamente, 7 dias.
Quais são os criadouros de mosquito? Todos os que possam acumular água.
Como combater o mosquito? Combater o mosquito da dengue pode ser mais fácil do que a gente imagina. São hábitos simples, do dia a dia, que evitam que o mosquito prolifere, como não deixar água acumulada, trocar água com frequência, lavar bem as paredes dos recipientes, vedar e manter secos os recipientes inativos.
Faça sua parte, baixe o app SP156 para Android ou IOS. Todo o dia é dia de combater doenças transmitidas pelo mosquito da dengue!

Fonte: SMS SP
#arboviroses
#dengue
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *