Resistencia aos antimicrobianos: 5 coisas que você precisa saber

1) A resistência aos antimicrobianos (antibióticos e antifúngicos) ocorre quando as bactérias e fungos são capazes de escapar ou destruir as drogas projetadas para matá-los. Não significa que seu corpo seja resistente a antibióticos ou antifúngicos.

2) A resistência antimicrobiana pode afetar as pessoas em qualquer fase da vida, bem como pode afetar os seres humanos, os animais e a agricultura. Infecções causadas por germes resistentes são difíceis, às vezes impossíveis de tratar. Em muitos casos, essas infecções acarretam internações prolongadas, uso de tratamentos caros e potencialmente tóxicos, longos períodos de reabilitação, sequelas e óbito.

3) Você pode tomar medidas para reduzir o risco da resistência antimicrobiana. Por exemplo, hábitos saudáveis podem protegê-lo de infecções e ajudar a impedir que os germes se espalhem. Receba vacinas recomendadas, mantenha as mãos e feridas limpas, e cuide bem de doenças crônicas, como diabetes. Não tome medicamentos sem prescrição médica.

4) Antibióticos e antifúngicos não funcionam em vírus nem em processos alérgicos. Essas drogas salvam vidas e devem ser preservadas. Devem ser usadas apenas em casos realmente necessários, pois seu uso indiscriminado acarreta resistência antimicrobiana.

5) Sempre informe o seu médico se você viajou recentemente ou recebeu atendimento em outra localidade, estado ou país. A resistência antimicrobiana já é um problema mundial e pode variar de região para região.

Se antibióticos e antifúngicos adquirem resistência, então perdemos recursos para o combate às infecções e vidas podem ser perdidas.

Fonte: CDC

#resistencia
#antibiotico
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades