Você já teve uma GECA?

GECA (gastroenterocolite aguda), ou doença diarreica aguda (DDA), são doenças infecciosas gastrointestinais caracterizadas pela ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia em 24 horas, ou seja, diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Em geral, são doenças autolimitadas com duração de até 14 dias. Em alguns casos, há presença de muco e sangue, quadro conhecido como disenteria.
As doenças diarreicas agudas (DDA) podem ser causadas por diferentes microrganismos infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários) que geram a gastroenterite – inflamação do trato gastrointestinal.
IMPORTANTE: Se não tratadas, as doenças diarreicas agudas podem levar à desidratação grave e ao distúrbio hidroeletrolítico, podendo ocorrer óbito, principalmente quando associadas à desnutrição ou à imunodepressão.

A transmissão das doenças diarreicas agudas pode ocorrer por:
• Transmissão indireta -Pelo consumo de água e alimentos contaminados e contato com objetos contaminados, como por exemplo, utensílios de cozinha, acessórios de banheiros, equipamentos hospitalares.
• Transmissão direta -Pelo contato com outras pessoas, por meio de mãos contaminadas e contato de pessoas com animais.

Os manipuladores de alimentos e os insetos podem contaminar, principalmente, os alimentos, utensílios e objetos. Locais de uso coletivo, como escolas, creches, hospitais e penitenciárias apresentam maior risco de transmissão das doenças diarreicas agudas.
Higiene pessoal, limpeza dos ambientes, saneamento básico e vigilância sanitária são as medidas preventivas mais eficazes contra as DDA.
Fonte: Ministério da Saúde
#geca
#diarreia
#disenteria
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades