Especial 10 anos do Dia Mundial da Sepse

O Dia Mundial da Sepse, comemorado em 13 de setembro de cada ano, é uma oportunidade para as pessoas globalmente se unirem na luta contra essa doença, responsável por pelo menos 11 milhões de mortes em todo o mundo anualmente.
Em 16 de setembro, Global Sepsis Alliance e a Sepsis Stiftung vão sediar um evento único para celebrar uma década do Dia Mundial da Sepse, realizado em Berlim.
Sepse é a resposta sistêmica grave a uma infecção, seja ela causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. É uma emergência médica e um desafio dada a necessidade de pronto reconhecimento e tratamento precoce.
No Brasil, estimativas indicam a existência de aproximadamente 600 mil novos casos de sepse a cada ano. O que causa impacto direto na morbimortalidade, sendo que as consequências da sepse são responsáveis pelas causas de 16,5% dos atestados de óbitos emitidos, ou seja, em torno de 250 mil casos.
Os sobreviventes, muitas vezes desenvolvem sequelas como:
– Limitações físicas para as atividades do dia a dia
– Déficits cognitivos
– Comprometimento da saúde mental, como ansiedade, depressão e síndrome do estresse pós-traumático.
– Exacerbação de doenças crônicas.
– Dificuldades de deglutição, distúrbios visuais, enfraquecimento muscular com incapacidade de sentar-se e ficar de pé, perda de cabelo e problemas de dentição.
Além das sequelas 40% dos pacientes são readmitidos no hospital, sendo novas infecções a principal causa de readmissão.
Somente o esclarecimento da população aliado à capacitação dos sistemas de saúde público e privado podem prevenir, identificar precocemente e combater a sepse.

Fontes: ILAS, bvs MS, Making Sepsis a National and Global Health Priority
#sepse
#ilas
#diamundialdasepse
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades