Vacinação contra HPV4 meninos de 9 a 14 anos de idade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 630 milhões de homens e mulheres (1:10 pessoas) estão infectadas pelo HPV (papilomavírus humano) no mundo. Para o Brasil, estima-se que haja, aproximadamente, 9 a 10 milhões de infectados por este vírus e que, a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam. Cerca de 105 milhões de pessoas são positivas para o HPV 16 ou 18 no mundo. É a mais frequente infecção sexualmente transmissível (IST) na mulher e no homem. A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países em seus programas nacionais de vacinação e vários deles já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos no que diz respeito a prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus HPV (câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe e verrugas genitais.

Em 30 de agosto de 2022, a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) do Ministério da Saúde ampliou a faixa etária dessa vacinação para o sexo masculino para 09 aos 14 anos, como a das meninas. A importância de iniciar a vacinação mais cedo é a mesma para ambos: quanto antes a imunização ocorrer, mais tempo e melhores condições eles terão para produzir os anticorpos contra o HPV, de forma que mais tarde, quando iniciarem sua vida sexual, estejam protegidos de todos os problemas causados pelos quatro subtipos do vírus abrangidos pela vacina.

Fontes: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, SBIm.

#HPV
#vacinação
#adolescente
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *