Tuberculose: o que você precisa saber

A tuberculose é uma doença infecciosa, antiga, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 10 milhões de pessoas são infectadas pelo bacilo da tuberculose no mundo. No Brasil, anualmente, são notificados pelo menos 70 mil novos casos.
A doença é transmitida pela inalação de aerossóis provenientes das vias aéreas de pessoas com tuberculose ativa. Estudos mostram que em um ano um indivíduo positivo possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.
A tuberculose afeta grupos populacionais em situações de maior vulnerabilidade, como: indígenas; pessoas privadas de liberdade; pessoas em situação de rua, etilistas e desnutridos.
A doença ainda é facilitada pela exposição profissional, como no caso da área da saúde, e por condições de imunocomprometimento, como na aids.
Os sintomas incluem tosse intensa, prolongada, geralmente com mais de 3 semanas de duração e com expectoração, além de emagrecimento, cansaço excessivo e fadiga, febre baixa vespertina e sudorese noturna
A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea. Ainda como medida preventiva, é necessário avaliar os contactantes para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose.
Tuberculose tem cura e o tratamento é disponibilizado pela rede SUS nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Fontes: Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde de São Paulo
#tuberculose
#tb
#sus
#

Curiosidades