Reforço na imunização Vacinas bivalentes BA1 contra a COVID-19

O Brasil recebeu, nesta sexta-feira (09/12/2022), o primeiro lote com 1,4 milhão de doses de vacinas bivalentes BA1 contra a COVID-19. As doses são de fabricação da Pfizer, que tem contrato assinado com o Ministério da Saúde para a entrega de todas as vacinas disponíveis, com as atualizações, e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Após a chegada, o lote passará por avaliação e análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

As vacinas bivalentes devem ser identificadas por tampa na cor cinza, com cada frasco contendo seis doses. As doses BA1 protegem contra a variante Ômicron original e a variante BA1 e devem expandir a resposta imune.

É importante reforçar que as doses disponíveis neste momento nas salas de vacinação de todo Brasil são eficazes contra a doença e protegem contra casos graves e óbitos. São importantes também as medidas de proteção não farmacológicas como higienização frequente das mãos e uso de máscaras em ambientes fechados.

É de se esperar que a prioridade para a distribuição dessas novas vacinas bivalentes BA1 contra a COVID-19 contemplem, num primeiro momento, as populações mais vulneráveis, como um reforço e atualização do esquema básico de vacinação, e que, futuramente, novas vacinas incluindo proteção a outras variantes, sejam produzidas e aplicadas em campanhas periódicas.

As orientações sobre a distribuição, a aplicação das vacinas e o público-alvo serão publicadas pelo Ministério da Saúde em Nota Técnica nos próximos dias; assim que forem publicadas, serão divulgadas aqui.

Fique atento!
Fontes: Ministério da Saúde -Saúde e Vigilância Sanitária, gov.br 09/12/2022

#covid19
#vacinação
#saude
#prevenção
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *