Perigo: abscesso dentário!

cabelo ondulado

Abscesso é um acúmulo de pus. O pus é uma mistura de glóbulos brancos, tecido morto e bactérias. Ele se acumula nos locais em que o corpo está combatendo uma infecção.

Um abscesso dentário é um abscesso que se forma em torno da raiz do dente e é causado por bactérias que atingem a polpa dos dentes ou a gengiva que circunda os dentes. A polpa pode ficar infeccionada quando há uma cárie profunda ou uma rachadura no dente.

As bactérias presentes no abscesso dentário, são as que compõem a flora da boca, composta por população polimicrobiana que inclui Streptococcus spp, Bacteroides spp, Fusobacterium nucleatum, Peptostreptococcus spp, Prevotella spp, Actinomyces sp., Staphylococcus spp, Porphyromonas spp. É necessário ter conhecimento das bactérias causadoras do abscesso dentário na hora de prescrever o antimicrobiano adequado.

Um abscesso dentário pode causar:
• Dor de dente constante que piora ao mastigar alimentos
• Sensibilidade a alimentos quentes ou frios
• Inchaço das gengivas
• Febre
• Inchaço do maxilar, do pavimento da boca ou das bochechas
• Dificuldade para abrir a boca ou para engolir
• Em casos graves e não adequadamente tratados a tempo, pode haver complicações como sinusite, endocardite, mediastinite e sepse.

Para tratar o abscesso dentário é necessário drenagem cirúrgica, uso de antibióticos e tratamento do canal, quando for o caso. A condição precária dos dentes pode inclusive estar associada ao aumento do risco de doença coronariana e cérebro vascular, através da presença de inflamação do endotélio (revestimento dos vasos sanguíneos) e de toxinas liberadas por bactérias durante a mastigação. Cuide de sua boca!

Fontes: Manual MSD, UpToDate

#saudebucal
#abscessodentario
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades