Conhece o exantema súbito ou roséola?

cabelo escola

O exantema súbito é uma doença viral comum da infância, também conhecida como roséola, ou roséola infantum, sexta doença, pseudo rubéola ou febre dos 3 dias, e é causada pelo herpes-vírus humano 6 (HVH-6) e, menos frequentemente, pelo HVH-7. É uma doença de crianças pequenas, com prevalência máxima entre 7 e 13 meses. Noventa por cento dos casos ocorrem em crianças menores de dois anos. O período médio de incubação para HHV-6 é de 9 a 10 dias.

O quadro clínico clássico de exantema súbito começa com o aparecimento de febre alta que pode exceder 40°C e que dura de 3 a 5 dias. A febre frequentemente é acompanhada por irritabilidade, embora a maioria das crianças com a doença permaneçam ativas e em bom estado geral. Outros sintomas podem incluir, conjuntivite em 25%, edema palpebral em 30%, otite aguda em 8%, manchinhas ou pequenas úlceras no palato mole, chamado de sinal Nagayama em 65%, coriza em 61%, tosse em 62%, vômitos em 21%, diarreia de 24 a 68% além de abaulamento da fontanela em 26%. São comuns gânglios (linfonodos) no pescoço.

.
À medida que a febre da criança diminui, uma erupção cutânea macular se desenvolve, começando pelo pescoço e tronco e se espalhando para o rosto e extremidades. Ocasionalmente, a erupção cutânea é vesicular. Geralmente não coça. A erupção cutânea normalmente persiste por um a dois dias, mas ocasionalmente pode ir e vir dentro de duas a quatro horas. Em crianças que equivocadamente recebem antibióticos, o aparecimento da erupção cutânea pode ser mal interpretado como alergia a antibiótico.

É uma doença autolimitada, cujo diagnóstico é clínico, e o tratamento baseado no uso de medidas de suporte e de sintomáticos.

Fontes: UpToDate, Pebmed

#exantemasubito
#roseola
#virose
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades