Orientações aos viajantes

É importante ressaltar que até a presente data, a pandemia SARS-CoV-2 não acabou. Portanto, se puder, não viaje. Previna-se sempre.

Mas se considerarmos o mundo pré pandemia SARS-CoV-2, e depois, quando a atual pandemia terminar, é fato inquestionável que as viagens continuarão a compreender potenciais riscos de aquisição de infecções que vão diferir conforme a localidade de destino.

É de fundamental importância verificar previamente à viagem quais riscos e quais as medidas de prevenção para as infecções possíveis, para evitar transtornos, situações de gravidade e até, em casos extremos, risco de vida. Principalmente em viagens para localidades silvestres e exóticas.

A análise detalhada do roteiro de viagem pelo médico infectologista, portanto, especialista em doenças infecciosas e parasitárias, visa reduzir os riscos da viagem, através das orientações de alerta às principais doenças infecciosas prevalentes em cada localidade, orientação quanto a medidas preventivas comportamentais, vacinas e mesmo orientação quanto a tratamento preventivo e o que fazer se houver uma emergência, que sem dúvida têm impacto relevante na redução da morbi-mortalidade e na segurança e tranquilidade da viagem.

Curiosidades