Gonorreia: o que voce precisa saber

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode causar além das clássicas uretite , cervicite e retite com secreção amarelada, uma gama de manifestações, incluindo, infertilidade, gravidez ectópica com risco de vida, infecções gonocócicas disseminadas (DGD) como por exemplo poliartralgia, tenossinovite e dermatite, (a chamada síndrome artrite- dermatite), artrite purulenta, endocardite, miopericardite, meningite, abscessos e vasculites; subsequentemente, podem aumentar o risco de transmissão do HIV.

A bactéria que causa gonorreia, Neisseria gonorrhoeae, desenvolveu rápida resistência a quase todas as classes de antibióticos. sendo estimada a ocorrência de cerca de 550.000 casos de infecções resistentes por ano, e 1,14 milhões de novos casos ao ano. Testes para detectar resistência não estão disponíveis no momento do tratamento.

Gonorreia se espalha facilmente. Entretanto, alguns homens e a maioria das mulheres não têm sintomas e podem não saber que estão infectados, aumentando a propagação.

A gonorreia não tratada pode causar sérios problemas de saúde em mulheres e homens, incluindo gravidez ectópica e infertilidade, podendo ainda se espalhar para o sangue resultando em problemas cardiovasculares e neurológicos.

Frente a uma suspeita de gonorreia, ou de um contato sexual de risco sem proteção, é fundamental recorrer a assistência médica, principalmente do Infectologista, capaz de diagnosticar e tratar corretamente essa infecção, evitando a disseminação dos casos e o aumento ainda maior da resistência antimicrobiana, bem como para evitar as complicações da doença.

Fontes: Centers for Disease Control and Prevention (CDC), UpToDate.

#gonorreia
#ist
#prevenção
#antibiotico #julianegomesinfecto

Curiosidades