Cronograma do Programa Nacional de Imunizações 2023

O Ministério da Saúde divulgou no fim de Janeiro, o cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023. As ações devem começar a partir de 27 de fevereiro, com a vacinação com doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência. Aumentar as coberturas vacinais, que apresentaram índices alarmantes nos últimos anos, é prioridade do Governo Federal.

Também está prevista a intensificação na campanha de Influenza, em abril, antes da chegada do inverno, quando as baixas temperaturas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. Haverá, ainda, ação de multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.

Veja o cronograma de cinco etapas:

Etapa 1 – a partir de fevereiro
Vacinação contra Covid-19 (reforço com a vacina bivalente)

Etapa 2 – a partir de março
Intensificação da vacinação contra Covid-19

Etapa 3 – a partir de março
Intensificação da vacinação de Covid-19 entre crianças e adolescentes

Etapa 4 – a partir de abril
Vacinação de Influenza

Etapa 5 – a partir de maio
Multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas

O Brasil, considerado um país pioneiro em campanhas de vacinação, desde 2016, vem apresentando retrocessos nesse campo. Praticamente todas as coberturas vacinais estão abaixo da meta. Por isso, o objetivo é retomar os altos percentuais de proteção. Os principais parceiros do Ministério da Saúde no Programa Nacional de Vacinação 2023 são o Ministério da Educação e os governos estaduais e municipais.

Fonte: Ministério da Saúde, gov.br

#vacinação
#imunização
#campanha
#doençasimunopreveniveis
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *