Você sabe as diferenças entre COVID-19, resfriado e gripe (influenza)?

Você sabe as diferenças entre COVID-19, resfriado e gripe (influenza)?

COVID-19
É causada pelo coronavírus. Desde o surgimento da versão original do vírus, a cepa de Wuhan, os sintomas da COVID-19 considerados mais comuns são: febre, tosse seca, cansaço e perda do paladar (ageusia) ou do olfato (anosmia). Os sintomas menos comuns, mas também relatados, são dor de cabeça, garganta inflamada, olhos vermelhos ou irritados, diarreia, erupção na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Já os sintomas mais graves envolvem dificuldade de respirar ou falta de ar, perda de fala ou mobilidade, confusão mental e dor no peito, de acordo com a OMS.
À medida que a variante delta, descoberta na Índia em outubro de 2020, se espalhou pelo planeta, os sintomas mais comuns da doença passaram a ser febre, tosse persistente, coriza, espirros e dor de cabeça e garganta. Características semelhantes à gripe sazonal. A perda de paladar e de olfato deixou de ser relatada.
A variante designada omicron pela OMS foi detectada e reportada pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD) em 25/11.
Segundo a OMS, ainda são necessários mais dados sobre os sintomas e a gravidade clínica da omicron para traçar um perfil sintomático da variante. Mas até o momento, observou-se presença de cansaço intenso, mialgias, dor de cabeça, dor de garganta, sem relato de perda de olfato ou paladar. A maioria dos quadros, até agora, tem sido leve e tratada em casa.
Resfriado:
É causado na maioria das vezes por rinovírus. Apesar de semelhantes aos da gripe, os sintomas do resfriado são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Eles incluem congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A tosse, quando aparece, é na fase final. A febre é menos comum e ocorre em temperaturas abaixo de 38 graus. Já o espirro, a coriza e o nariz vermelho são características peculiares do resfriado, que se instala de forma lenta e gradativa, enquanto a gripe chega de forma repentina e rapidamente prosta a pessoa.
Gripe (influenza):
É causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre alta seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre, mas a tosse pode ser intensa e durar duas ou mais semanas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, levando a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e imunocomprometidos, necessitando de internação hospitalar.
Lembre-se, prevenção salva vidas!

#institutobutantã
#fiocruz
#organização mundial da saúde
#ministeriodasaude

Curiosidades