Quais vacinas previnem meningite bacteriana?

Vacinas meningocócica C conjugada, meningocócica conjugada quadrivalente ACWY e meningocócica B: Protegem da doença meningocócica causada pelos principais sorogrupos de meningococos. São recomendadas na rotina de vacinação infantil a partir dos 3 meses e para portadoras de algumas doenças crônicas, independentemente da idade.
Vacinas pneumocócicas conjugadas (VPC10 e VPC13): Protegem da meningite pneumocócica — a segunda forma mais comum de meningite bacteriana no Brasil — e de outras formas de infecção invasiva por pneumococos. A VPC10 e a VPC13 são recomendadas para crianças a partir dos 2 meses. A VPC13 também é indicada para portadores de algumas doenças crônicas que aumentam a suscetibilidade à infecção pneumocócica, independentemente da idade.

Vacinas combinadas à tríplice bacteriana (penta e hexa, e penta de células inteiras): Exclusivas para crianças menores de 7 anos, protegem da meningite por Haemophilus influenzae bem como de outras doenças. São recomendadas na rotina a partir dos 2 meses de idade. As formulações acelulares são elaboradas a partir de partículas da bactéria da coqueluche, ao passo que a de células inteiras é feita com a bactéria inteira.

Vacina Hib (Haemophilus influenzae b): Protege da meningite por Hib, hoje muito rara no Brasil graças à vacinação. Está incluída nas vacinas combinadas hexa e penta da rotina infantil, mas também pode ser encontrada em apresentação isolada para atualização de vacinação de pacientes que têm alguma doença que aumente o risco de infecção por Hib.
Vacina BCG: Previne as formas graves de tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (generalizada).

Fonte: SBIm
#vacinas
#meningite
#prevenção
#qualidadedevida
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades