Profilaxia Pré-Exposição ao HIV

PrEP
Profilaxia Pré-Exposição ao HIV

PrEP (profilaxia pré-exposição) consiste no uso de antirretrovirais para evitar o contágio pelo HIV.
A PrEP a priori está indicada para todas as pessoas que tenham uma vida sexual com vulnerabilidade e com exposição sexual com risco de contrair o HIV, não necessariamente pertencentes às populações com riscos acrescidos, que tem maior vulnerabilidade, como homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas transgênero, usuários de droga, pessoas que se relacionam com alguém que vive com o HIV (parcerias soro diferentes), profissionais do sexo, pessoas que trocam sexo e pessoas com histórico de uso recorrente de PEP.
Os antirretrovirais usados na PrEP no SUS vêm coformulados em 1 só comprimido, contendo Entricitabina e Tenofovir, sendo que existem outras medicações em análise, inclusive injetável.
Há 2 tipos de PrEP:
A PrEP de uso diário, em que a pessoa toma os antirretrovirais diariamente.
A PrEP sob demanda, também conhecida como abordagem 2-1-1, mais indicada para pessoas que conseguem programar a vida sexual, sabendo previamente que haverá exposição ao risco de contrair HIV numa dada relação. Nesses casos, a pessoa toma 2 comprimidos antirretrovirais de 2 a 24 horas antes da relação sexual, 1 comprimido 24 horas após a primeira tomada e 1 comprimido 48 horas após a primeira tomada. Ao todo, são 4 comprimidos por relação sexual. 
IMPORTANTE: a PrEP não protege de outras infecções sexualmente transmissíveis (como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras estratégias de prevenção, como a camisinha.
Como posso começar a usar a PrEP?
Procure um Infectologista e informe-se para saber se você tem indicação para PrEP e sobre todas as estratégias combinadas para prevenção ao HIV e demais IST.
Onde conseguir o PrEP?
A PrEP é disponível no SUS e para compra no sistema privado.

Fonte: Ministério da Saúde | CDC

#hiv #prep #pep
#prevençãocombinada #infectologista
#prepsobdemanda
#ist #ministeriodasaude #pcdt

Curiosidades