PrEP 2022

O Ministério da Saúde publicou recentemente as novas recomendações para a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP, do inglês Pre-Exposure Prophylaxis) ao HIV, que consiste no uso de dois antirretrovirais (ARV) orais para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. Essa estratégia é bastante respaldada para prevenção contra o HIV com eficácia acima de 95%.
No atual Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Profilaxia Pré-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV (PrEP) de 2022 ocorreu a ampliação das indicações da PrEP para todos os adultos e adolescentes sexualmente ativos sob risco aumentado de infecção pelo HIV, além da mudança na posologia inicial do medicamento, com a inclusão da dose de ataque de dois comprimidos de fumarato de tenofovir desoproxila/entricitabina (TDF/FTC) no primeiro dia de uso, seguido de um comprimido diário, além de modificações no seguimento laboratorial da PrEP.
Na avaliação do atual cenário da epidemia de HIV/aids no Brasil, os jovens são considerados uma das populações prioritárias para o HIV, com um aumento importante da incidência da infecção no grupo de adolescentes. Nesse sentido, é fundamental ampliar as opções de estratégias de prevenção combinada para esse público, com o objetivo de reduzir a incidência do HIV. A partir da alteração da bula da fumarato de tenofovir desoproxila + entricitabina, o presente PCDT-PrEP passa a preconizar a prescrição dessa combinação para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35kg.
Fonte: PCDT- PrEP MS 2022
#prevenir
#hiv
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades