O que é malária?

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, não contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa, porém apenas com a participação de um inseto vetor, a fêmea do mosquito Anopheles (mosquito-prego), infectada por Plasmodium, que é um tipo de protozoário (parasitas unicelulares).

No mundo, 95% dos casos ocorrem na África, e os demais casos são procedentes do sudoeste da Ásia, leste do mediterrâneo, regiões da América do Sul e do Pacífico.

No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Na região extra-amazônica, composta pelas demais unidades federativas e o Distrito Federal, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois se observa uma alta letalidade que chega a ser 100 vezes maior que na região amazônica.
A malária é uma doença que tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito. Entretanto, para isso é fundamental o diagnóstico precoce com instituição do tratamento, pois a doença pode evoluir para suas formas graves.

Os sintomas mais comuns da malária são: febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.
A malária grave caracteriza-se por alteração da consciência, dispneia ou hiperventilação, convulsões, hipotensão arterial ou choque, hemorragias.
As gestantes, as crianças e as pessoas infectadas pela primeira vez estão sujeitas a maior gravidade da doença, principalmente por infecções pelo P. falciparum, que, se não tratadas adequadamente e em tempo hábil, podem morrer.

Conhecimento salva vidas!

Fonte: Ministério da saúde, UpToDate

#malaria
#febre
#doençainfecciosa
#drajulianeinfecto

Curiosidades