O primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil

O primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado hoje na cidade de São Paulo. O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, segundo país com o maior número de casos da doença, e Portugal, encontra-se internado no hospital Emilio Ribas. O Instituto Adolfo Lutz confirmou o caso hoje por análise genômica. Na verdade, com a globalização, era esperado que casos ocorressem no Brasil.

A OMS reportou 780 casos de varíola dos macacos em 27 países não endêmicos de 13 de maio a 2 de junho de 2022. Até o momento, a apresentação clínica dos casos confirmados tem sido variável.
Muitos casos neste surto não estão apresentando o quadro clínico clássico para varíola dos macacos. Nos casos descritos até agora neste surto, os sintomas comuns incluem lesões genitais e peri-anais, febre, linfonodos aumentados e dor ao engolir. Enquanto as feridas bucais permanecem uma característica comum em combinação com febre e linfonodos inchados, a distribuição anogenital local de erupção cutânea (com lesões vesiculares, pustulares ou ulceradas) às vezes aparece primeiro sem se espalhar consistentemente para outras partes do corpo. Esta apresentação inicial de uma erupção genital ou peri-anal em muitos casos sugere contato físico próximo como a provável rota de transmissão durante o contato sexual. Alguns casos também foram descritos como tendo pústulas aparecendo antes dos sintomas constitucionais (por exemplo, febre) e ter lesões em diferentes estágios de desenvolvimento.
As complicações que levaram à internação incluíram a necessidade de proporcionar um manejo adequado da dor e a necessidade de tratar infecções secundárias.
Pessoas com sinais e sintomas suspeitos devem procurar assistência médica.

Fontes: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, CVE, OMS

#monkeypox
#varioladosmacacos
#oms
#institutoadolfolutz

Curiosidades