Gripe e Sarampo Campanha de vacinação do Ministério da Saúde 2022

O Ministério da Saúde iniciou segunda-feira 4 abril 2022 a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) e sarampo, com um público-alvo composto por 76,5 milhões de brasileiros. A campanha tem o dia “D” marcado para 30 de abril, e contempla duas etapas.
A primeira etapa acontece entre os dias 4 e 30 de abril, quando os mais de 45 mil pontos de vacinação espalhados por todo o Brasil receberão o primeiro público-alvo da Campanha, idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. Vale destacar que os trabalhadores da saúde devem receber uma dose de vacina contra a Influenza e, também, atualizar a caderneta caso não tenham tomado o imunizante contra o Sarampo.
Já a segunda etapa será realizada entre 2 de maio e 3 de junho, atendendo a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.
Este ano, além da vacina contra a gripe, as crianças e os trabalhadores de saúde também devem tomar a vacina contra o sarampo.
Perguntas mais frequentes:
Posso tomar as doses de gripe e sarampo no mesmo dia?
Sim, pode. Não há nenhuma contraindicação em receber as vacinas contra a gripe e o sarampo de forma simultânea.

Pode tomar a vacina da gripe ou do sarampo junto com a da Covid-19?
Pessoas acima de 12 anos não precisam cumprir intervalo entre os imunizantes. Dessa forma, as doses das vacinas podem ser administradas no mesmo dia.
Quais as situações em que a vacina é contraindicada?
Se a pessoa estiver com algum sintoma gripal, recomenda-se que um médico seja consultado para avaliação e aguarde para ser vacinado até a melhora dos sintomas.
A vacina da gripe também é contraindicada para crianças menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação alérgica grave quando tomaram a vacina da gripe anteriormente.
Já a vacina de sarampo é contraindicada para gestantes e crianças menores de 5 anos com imunodepressão grave por pelo menos 6 meses ou com sintomatologia grave.
A nova vacina da gripe já está atualizada com a nova cepa H3N2?
Sim. A vacina é trivalente e protege contra os três tipos de vírus que mais circularam em 2021: H3N2, H1N1 e Influenza B.
Gripe e sarampo são doenças com grande potencial de morbidade e risco de óbito, sendo evitáveis através de vacinação.
Fiquem atentos e previnam-se!

Fonte: Ministério da Saúde
#ministeriodasaude
#gov.br
#vacina
#gripe
#influenza
#sarampo

Curiosidades