Citomegalovírus

cabelo black

Citomegalovírus: virose pouco conhecida, mas muito comum

O citomegalovírus (CMV) é um vírus comum e acomete pessoas em todas as idades, em todos os continentes. Nos Estados Unidos, quase uma em cada três crianças já está infectada com CMV aos cinco anos de idade. Mais da metade dos adultos estão infectados pelo CMV por volta dos 40 anos.

Uma pessoa com imunidade normal infectada pelo CMV, pode não apresentar sintomas ou pode ter sintomas que incluem febre, dor de garganta, fadiga, cefaleia, aumento dos gânglios linfáticos (linfadenomegalia), inflamação do fígado (hepatite) sintomas esses muito parecidos com os da mononucleose, e por essa razão o CMV faz parte da Síndrome mono, conjunto de doenças que se assemelham a mononucleose.

Após a infecção, o CMV permanece no organismo por toda a vida sem causar nenhum sintoma, enquanto a imunidade permanecer normal. Porém, o vírus pode reativar e causar doença frente a queda importante da imunidade, como ocorre em pacientes com HIV e contagem de linfócitos CD4 muito baixa, além de pacientes submetidos a transplante de órgãos e tratamento imunodepressor. Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido que adoecem pelo CMV podem, ter sintomas graves comprometendo pulmões, fígado, esôfago, estômago e intestinos (com úlceras que podem sangrar), pâncreas, olhos (podendo causar cegueira), sistema nervoso central (meningite e encefalite) e medula óssea.

A transmissão do CMV ocorre através da saliva, urina, sangue, lágrimas, sêmen e leite materno, e pode ocorrer da mãe para o feto durante a gestação (CMV congênito).

Não existe vacina. Existe tratamento com antivirais para casos específicos. Frente a suspeita de CMV, consulte o Infectologista.

Fontes: UpToDate, CDC
#cmv
#citomegalovirus
#virose
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades