As várias fases da sífilis

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum.

Os sintomas variam conforme as fases da doença:

Sífilis primária
Ocorre uma ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), indolor, que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias e é chamada de “cancro duro” e desaparece sozinha, independentemente de tratamento.

Sífilis secundária
Os sinais e sintomas surgem em média entre seis semanas e seis meses após a infecção e duram em média entre quatro e 12 semanas; podem ocorrer erupções cutâneas em forma de máculas e/ou pápulas, principalmente palmo-plantares e no tronco, não pruriginosas, com febre, mal-estar, dor de cabeça e queda de cabelo. As manchas desaparecem em algumas semanas, independentemente de tratamento, trazendo a falsa impressão de cura.

Sífilis latente – fase assintomática
Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em: latente recente (até um ano de infecção) e latente tardia (mais de um ano de infecção). A duração dessa fase é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.

Sífilis terciária
Pode surgir entre 1 e 40 anos após o início da infecção. Ocorrem lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

O uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da sífilis, bem como diagnóstico e tratamento precoces.
Fonte: Ministério da Saúde
#ist
#sifilis
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades