Aprenda como calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento) e entenda mais um pouco o que é

O ROI (em inglês, “return on investment”) (Retorno Sobre Investimento) é um indicador muito utilizado no mundo dos negócios, porque é um parâmetro essencial para analisar o retorno sobre qualquer tipo de investimento, desde um projeto de pesquisa tecnológica, uma campanha de marketing, a compra de uma nova máquina ou até mesmo a aquisição de um novo título de renda.Na prática, o ROI mostra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que investiu. Os resultados obtidos através do cálculo servem para avaliar, por exemplo, como investimentos em marketing contribuem para os resultados da empresa e identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.
Além disso, modificar metas comerciais para resultados mais realistas, motivar mais a equipe e proporcionar aumento nas vendas e lucros, bem como corte de despesas desnecessárias, são consequências de calcular o ROI regularmente. Originalmente usada na área de finanças, a taxa ROI é hoje muito utilizada para avaliar investimentos ligados ao marketing e publicidade.
como calcular o ROI
Você só precisa pegar o ganho obtido, subtrair pelo investimento e dividir o resultado, também, pelo investimento inicial.
Exemplo:

Vamos supor que você tenha feito o investimento para captar leads em um evento sobre seu segmento e isso tenha custado R$ 3 mil. Nesse evento você conquistou clientes que geraram um lucro de R$ 15 mil para a empresa. Neste caso, a “fórmula” seria:
O valor do seu ROI é 4. O que significa que seu ganho foi quatro vezes maior que o seu investimento nesse evento.
Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima, temos:
ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
ROI = 9
Nesse exemplo meramente ilustrativo, o retorno sobre o investimento foi de 9 vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem — no caso, 900% de retorno.

Como multiplicar o seu ROI: otimização de conversão

E para melhorá-las com base em informações contundentes, você deve seguir alguns preceitos de CRO (Conversion Rate Optimization – Otimização da Conversão).
O benefício mais imediato de CRO é, como o nome já diz, a otimização da taxa de conversão, ou seja, a melhoria de uma página – ou mesmo de todo um site – para que ele gere mais conversões a partir do mesmo volume de tráfego.
Mas qual a relação entre CRO e ROI? Onde as duas peças se encaixam?
Cada dia com uma página, um anúncio ou uma Landing Page ruim no ar é dinheiro jogado fora. Faça a seguinte pergunta: “quanto você ganha em um ano se aumentar sua taxa de conversão em 25%, 50% ou 100%?”.
Otimizar a conversão de suas páginas, anúncios, campanhas de email, posts do blog, posts nas redes sociais e outras ações de Marketing Digital significa gerar mais resultados, o que impacta diretamente no ROI.
Alguns benefícios do CRO e como ele pode melhorar o retorno do investimento em Marketing Digital de seu negócio são:
Maior lucro: não apenas o faturamento aumenta, mas também o ganho sobre o investimento é maior, pois utiliza a mesma estrutura para trazer mais resultados;
Mais verba para tráfego: combinar crescimento no tráfego com CRO é muito poderoso para as empresas. Gerando mais dinheiro para investir em tráfego, você obtém mais conversões, gera mais dinheiro, pode investir mais em tráfego e assim por diante;
Maior manobra para CPCs (custo por clique): Gerando mais conversões e vendas, você tem mais dinheiro para pagar por visitantes com anúncios pagos. Assim, você tem um poder de barganha maior em leilões do Google, por exemplo. E pode dificultar a vida dos seus concorrentes, elevando o valor dos leilões e fazendo com que paguem mais pelo CPC, o que só aumenta sua distância em relação aos concorrentes.


Curiosidades