Amigdalite

Amigdalite é uma doença infecciosa que atinge as amígdalas – dois órgãos que ficam no fundo da garganta e fazem parte do sistema de defesa do organismo, funcionando como a primeira barreira contra micro-organismos.

A amigdalite pode ser causada por vírus (mais frequentes nas crianças), por bactérias (atinge mais os jovens e os adultos) ou pela associação dos dois agentes.

Geralmente, é transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou beijar. Também pode ser provocada quando se compartilha objetos pessoais como copos, xícaras, escovas de dentes, garrafas de água, garfos, colheres etc. com outras pessoas, especialmente se estiverem doentes.

Os sintomas mais comuns são:
– Febre;
– Dor de garganta;
– Falta de apetite;
– Mau hálito;
– Dificuldade para engolir;
– Algumas pessoas podem sentir dor de ouvido;
– Às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula.

Na amigdalite bacteriana podem aparecer, também, pontos ou placas de pus amarelado.
Caso as bactérias não sejam totalmente eliminadas, elas podem permanecer ativas no organismo e migrar para outros tecidos, causando problemas distantes da garganta, como febre reumática e nefrite.
A retirada das amídalas por cirurgia só é indicada em casos específicos que não melhoram com tratamento e se repetem várias vezes ao ano.
Se os sintomas durarem mais de 4 dias sem sinal de melhora; houver dificuldade engolir ou para respirar; a dor e a dificuldade de engolir impedirem de comer ou beber, procure o Infectologista; ele descobrirá se a causa é viral e/ou bacteriana e definirá a necessidade ou não de tratar com antibióticos.

Fontes: MS, UpToDate

#amigdalite
#infecçãodegarganta
#drajulianegomesinfecto

Curiosidades