A ameaça da tuberculose resistente a tratamento

Um quarto da população mundial – quase 2 bilhões de pessoas – está infectada com a bactéria da tuberculose (TB), e aproximadamente 10 milhões de pessoas adoecem a cada ano com a doença. Embora seja evitável e tratável, a tuberculose continua sendo uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo, tirando a vida de 4.100 pessoas por dia.

As populações mais vulneráveis à TB, incluindo crianças, mulheres grávidas, pessoas vivendo com HIV, mineiros e profissionais de saúde, muitas vezes são perdidas pelos sistemas de saúde e não recebem os cuidados que precisam. A TB resistente a medicamentos é uma ameaça crescente e representa outro sério desafio para controlar a propagação da TB em todo o mundo. Mais de 500.000 casos de TB multirresistente (TBMR) são relatados a cada ano, o que é um dado extremamente preocupante.

Em 2020, 150.359 pessoas adoeceram com TBMR ou TB resistente à rifampicina em todo o mundo. Estimativas recentes sugerem que, até 2050, se não agirmos para conter essas cepas, mais de 2,6 milhões de pessoas morrerão de TBMR a cada ano, custando à economia global um coletivo de US $ 17 trilhões.

Para evitar esse cenário é fundamental:
1. Diagnóstico precoce;
2. Garantir tratamento adequado de todos os casos de TB para prevenir a resistência e quebrar o ciclo de transmissão.
3. Ampliar o tratamento preventivo da TB e a terapia antirretroviral para pessoas vivendo com HIV para prevenir TB
4. Capacitar o laboratório das redes e sistemas de vigilância para permitir o diagnóstico rápido e preciso de todos os casos de TB e TBMR
5. Encontrar e curar todos os casos de TBMR.

Fique atento!

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention
#tb
#tuberculose
#hiv
#resistencia
#drajulianegomesinfecto