Não basta apenas “estar” on line ou ter um site é preciso ser “encontrado” nessa imensa web motores de busca (Bing, Google e Yahoo)
A visibilidade e a “encontrabilidade” são dois conceitos que tratam de modelos de navegação que fazem os usuários acharem o que precisam na internet.
Para isso, utiliza-se técnicas para colocar o site da sua empresa em posição de destaque nos mecanismos de busca usados pelos potenciais clientes.
Veja algumas das técnicas disponíveis para promover a “encontrabilidade” na internet:
SEO (Seach Engine Optimization) é uma das formas de obter o máximo de visibilidade para o site em mecanismos de busca (Bing, Google e Yahoo). A técnica envolve a modificação de alguns aspectos técnicos, de conteúdo e de codificação e otimização do site da empresa, para que o usuário o encontre antes da concorrência.
SEM (Search Engine Marketing) promove ações de marketing para vender por meio do Google, por exemplo. Estes anúncios são chamados de links patrocinados.
Apesar dos links patrocinados aumentarem a “encontrabilidade” na rede mundial de computadores, é preciso lembrar que, de forma geral, o internauta tende a acessar os hiperlinks nos resultados de busca orgânica SEO.
Eles acessam as páginas de anúncios pagos (anúncios patrocinados) quando não encontram o que procuram na busca “orgânica” (processo de pesquisa dos mecanismos de busca).