Recebo pensão por morte. Vale a pena continuar pagando o INSS?
Sim. Mesmo que a nova regra sobre acumulação da pensão por morte com os demais benefícios tenha um limite para esse recebimento, ainda é possível acumular e isso pode fortalecer sua renda mensal.
O valor da pensão poderá ser menor que o do salário mínimo?
Durante as discussões sobre a Reforma da Previdência, falaram bastante sobre a pensão ter um valor menor que o salário mínimo. Porém, essa possibilidade foi descartada e isso não é permitido.
O benefício de quem já recebe pensão vai ser afetado?
Não. Nada muda para quem já recebe o benefício, pois essas pessoas têm direito adquirido. Assim, devem ser aplicadas as regras válidas na época do óbito do trabalhador.
Meu marido faleceu antes da reforma, mas ainda não pedi a pensão. Quais regras serão aplicadas ao meu benefício?
Nesse caso, devem ser aplicadas as regras da pensão por morte que estavam valendo na data em que o trabalhador e segurado do INSS faleceu.
Portanto, para óbitos ocorridos até 12 de novembro de 2019, serão aplicadas as regras antigas e para os ocorridos do dia 13 em diante, serão aplicadas as novas regras.
Na reforma da Previdência, muitas mudanças foram feitas na Pensão por Morte.
Por isso, se você tiver dúvidas ou problemas com as mudanças na pensão por morte do INSS, seja em relação ao novo cálculo ou saber como exigir seus direitos.
Saiba que a SS APOSENTADORIA , poderá te ajudar!