Dia Internacional da Pizza é comemorado em 10 de julho e costuma gerar promoções especiais também no Brasil
São Paulo – Além de ter um dia só para ela, a história da pizza esconde curiosidades que nem todo mundo conhece. A sua origem, por exemplo, é questionável. Há relatos que ela pode ter surgido bem antes de Cristo e não no século XVI, na Itália.
A pizza que comemos hoje com molho de tomate, queijo e outros recheios teve origem em Nápoles, na Itália, por volta de 1.520.
Se a origem da pizza ainda é motivo de dúvida para muitos, o surgimento da primeira pizzaria do mundo está documentado. A Antica Pizzeria Port’Alba em Nápoles, na Itália, é a primeira pizzaria do mundo. A casa foi fundada em 1830 e funciona até hoje.
A massa da pizza com o molho de tomate parece ser a combinação perfeita, mas o tomate nem sempre foi ingrediente essencial das pizzas no passado. Ele passou a ser usado como complemento da massa no século XVI, quando o tomate se popularizou no continente europeu.
A famosa pizza de margherita foi criada pelo também famoso pizzaiolo Raffaele Esposito – considerado o pai da pizza moderna. No final do século XIX, Esposito foi incumbido de criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita de Sabóia e o rei Umberto I. Uma de suas pizzas foi inspirada nas cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha) – a de margherita. O verde é representado pelo manjericão, o banco pelo queijo e o vermelho pelo tomate.
“Massa lisa, rodada, temperada com azeite, ervas e mel e cozida na pedra”. É esse o relato escrito pelo historiador romano Marcus Porcius Cato no século 3 a.C. – a menção pode ser uma breve descrição de como era a pizza naquela época. No século 1 a.C., o poeta romano Virgílio descreveu em um de seus famosos poemas “Eneida” sobre círculos em forma de pão que muito pareciam com uma pizza.
O sábado é o dia preferido no mundo inteiro das pessoas pedirem pizza, segundo uma pesquisa realizada pela ECD Food Service, empresa especializada em informações sobre o mercado de serviço de alimentação. Segundo o mesmo estudo, o ranking dos países que mais comem pizza fica com os Estados Unidos em primeiro lugar (95% dos americanos comem pizza regularmente), em seguida vem os brasileiros, que consomem cerca de 1,7 milhões de pizzas no ano, e para fechar o top 3 temos os franceses – estima-se que um francês come em média 5 quilos de pizza por ano. A lista segue com a Itália em quarto e em quinto pela Austrália.
Primeira pizzaria do Brasil
A primeira pizza em terras brasileiras foi trazida pelos imigrantes italianos, no século XIX. São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a receber as redondas pelas mãos do pizzaiolo Carmino Corvino. Em 1910, ele abriu a primeira pizzaria do Brasil: Cantina Santa Genoveva, no bairro do Brás.
Tudo acaba em pizza
A famosa expressão “No Brasil, tudo acaba em pizza” surgiu de outra paixão brasileira: o futebol. Na década de 60, uma longa reunião entre a diretoria do Palmeiras – tradicional time paulistano de descendentes italianos – acabou num pedido de 18 pizzas. No outro dia, o jornalista Milton Peruzzi, que acompanhou a reunião, publicou uma matéria na Gazeta Esportiva com o título “Crise do Palmeiras termina em pizza”. A partir de então, a expressão popularizou-se e passou a ser usada como um sinônimo de uma situação não solucionada.
Primeiro Delivery de Pizza
Acredita-se que o Delivery de pizza tenha iniciado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial. Algumas pizzarias começaram a fazer entrega das pizzas porque os soldados não podiam ir até o estabelecimento para desfrutá-las. Atualmente, o Delivery de Pizza é um dos maiores no mundo todo.
São Paulo é a cidade que mais consome pizza no Brasil e a segunda colocada no mundo inteiro. De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, o País produz aproximadamente 1 milhão de pizzas por dia e o Estado de São Paulo é responsável por consumir mais da metade desse total estimado: 572 mil. Os dados foram divulgados em matéria do G1 publicada ano passado. A cidade que ocupa a liderança no ranking mundial é Nova York, nos Estados Unidos.
Estados Unidos
É o país campeão de consumo! O sabor de pizza mais popular por lá é o de pepperoni. O país é um grande consumidor de fast-food em geral, e a pizza é realmente uma paixão nacional: 95% dos americanos comem pizza regularmente. As datas em que o consumo de pizza aumenta muito são: o clássico Super Bowl, a noite de Ano Novo, o Halloween, a véspera do feriado de Ação de Graças e o primeiro dia de janeiro. Nos Estados Unidos, as pizzas costumam ser bem fortes de tempero, mas os recheios normalmente são únicos e mais simples do que os brasileiros.
Brasil
Estamos entre os maiores consumidores do pizza do mundo! Pesquisas estimam que todos os dias os brasileiros consomem cerca de 1,7 milhões de pizza. Além de sabor campeão, que é calabresa, outros queridinhos dos brasileiros são as portuguesa e marguerita. Massa fina é a preferência nacional. E assim como em outros países, temos nossas extravagâncias! No Rio Grande do Sul, você pode comer uma pizza de coração de galinha e em Salvador, uma pizza de acarajé.
França
Um francês come em média 5 quilos de pizza por ano. Apesar de não ser o alimento mais consumido do país, a paixão por pizza vem aumentando a cada ano na França, fazendo com que os franceses até comam mais pizza do que os próprios italianos, por exemplo. Os sabores preferidos na França são marguerita e quatro queijos. E um sabor clássico e icônico desse país é a tarte flambée, feita basicamente de queijo e bacon.
Itália
Na Itália, a pizza é muito apreciada com cerveja. E por lá a pizza é um pouco diferente daquela que estamos acostumados aqui no Brasil. A massa é geralmente fininha e crocante, com sabores únicos e marcantes. Nada de misturas de ingredientes e exagero nas coberturas. Lá, o segredo é muito sabor, mas bastante simplicidade. Os tipos de pizza mais comuns de se encontrar na Itália são marguerita, marinara, de cogumelo e de quatro queijos.
Austrália
Os australianos podem até estar praticamente do outro lado do mundo, mas também amam pizza. Na terra do canguru, o gosto por inovar nos sabores é bem semelhante ao do Brasil. Na Austrália, existe o costume de misturar muitos ingredientes e fazer combinações curiosas e exóticas. Abacaxi, frango e curry são alguns dos ingredientes bem populares por lá. O sabor mais pedido pelos australianos é abacaxi com frango desfiado.